Um dia, um aluno me perguntou sobre o sinal dos "chifrinhos do rock". Ele queria saber se era um sinal do diabo ou coisa do tipo. Daí eu expliquei rapidamente por cima, mesmo porque estávamos em aula. Mas acho que é uma boa chance de desfazer a ideia de que é uma coisa do demônio.
Essa primeira parte foi retirada do site Metamorfose Digital, e aqui vai o link:
Utilizada por músicos tão distintos como Marilyn Manson, Fergie e The Beatles, os primeiros usos desta expressão remontam séculos atrás, mas deve sua popularidade ao cantor Ronnie James Dio. Os "chifres do rock", geralmente atribuídos a questões demoníacas e malignas, têm um significado muito diferente. |
Esta expressão com as mãos tem suas origens nas religiões orientais, como o budismo e hinduísmo e foi muito usada para afugentar demônios e eliminar obstáculos do caminho.
Famosa no ambiente da música graças ao vocalista Ronnie James Dio e suas apresentações com o Black Sabbath, o sinal dos chifres ("the devil's horns") popularizou-se a ponto de ser usado por políticos e esportistas.
Famosa no ambiente da música graças ao vocalista Ronnie James Dio e suas apresentações com o Black Sabbath, o sinal dos chifres ("the devil's horns") popularizou-se a ponto de ser usado por políticos e esportistas.
Em 17 de janeiro de 2007, James Dio imortalizou a expressão "chifres do rock" ao marcá-las no cimento da Calçada da Fama do Rock. Falecido em 16 de maio passado por um câncer de estômago, o cantor de grupos como Elf, Rainbow, Black Sabbath e Dio declarou em uma ocasião que aprendeu o sinal dos chifres com sua avó. Ela era italiana e lhe ensinou o gesto como defesa de "mau olhado".
Foi em 1979 que a expressão começou a popularizar-se, depois de que Ronnie James substituiu Ozzy Osbourne como vocalista do Black Sabbath, e utilizou-o como despedida nos concertos da banda. Gene Simmons do Kiss foi um de seus primeiros aprendizes.
Roqueiros como Marilyn Manson, Karen O, vocalista dos Yeah Yeah Yeahs, e Flea, baixista do Red Hot Chili Peppers, costumam saudar o público com este gesto.
Também a integrante dos Black Eyed Peas, Fergie, foi fotografada diversas vezes fazendo este sinal.
A segunda parte vem agora: uma entrevista na qual Ronnie James Dio fala sobre essa polêmica e de que é visto, se não o criador, como o popularizador do sinal.
Esta parte foi tirada do site Portal do Metaleiro. Abaixo vai o link:
http://www.portaldometaleiro.com/2010/10/origem-do-chifre-do-rock.html
A opinião de quem popularizou o símbolo:
Ronnie James Dio ficou conhecido por popularizar o sinal dos chifres no heavy metal. Sua avó italiana costumava usá-lo para afastar o mau-olhado (que é conhecido como "malocchio" ou "moloch", termo que Dio usa para o gesto). Dio começou a usar o gesto após entrar para o Black Sabbath (em 1979). O vocalista anterior, Ozzy Osbourne, era bastante conhecido por usar o sinal de “paz” nos shows, levantando o dedo indicador e o médio em forma de “V”. Dio, tentando se identificar com os fãs, também quis usar um gesto de mão. Entretanto, como não queria copiar Osbourne, ele escolheu usar o sinal que sua avó sempre fazia.
De uma entrevista com Ronnie James Dio para o site Metal-Rules.com:
Metal-Rules.com – "Eu gostaria de perguntar a você sobre algo que as pessoas já te perguntaram mas que, sem dúvida, continuarão a comentar, que é o sinal criado levantando-se o indicador e o dedo mínimo. Alguns chamam de “mão do demônio” ou “olho do mal”. Gostaria de saber se você foi o primeiro a introduzir isso no mundo do metal e o que esse símbolo representa para você.
R. J. Dio – “Duvido muito que eu tenha sido o primeiro a fazer isso. É como dizer que eu inventei a roda. Tenho certeza de que alguém já tinha feito isso antes. Acho que você deveria dizer que eu o popularizei. Eu o usei tanto e tantas vezes que se tornou minha marca registrada, até que os fãs da Britney Spears quiseram fazer também... Então acho que com isso acabou perdendo o seu significado. Mas foi... eu estava no Sabbath nessa época. Era um símbolo que eu achava que refletia aquilo que a banda deveria representar. Mas NÃO é o símbolo do demônio como se estivéssemos aqui com ele. É um símbolo italiano que aprendi com minha avó e que se chamava "Malocchio". Serve para afastar o mau-olhado ou para fazer o mau-olhado, dependendo de como você o faz. Trata-se apenas de um símbolo mas tem encantos mágicos e atitudes e acho que funcionou bem com o Sabbath. Então fiquei bastante conhecido por isso e depois todos começaram a fazer a mesma coisa. Mas eu nunca diria que eu tenho crédito por ter sido o primeiro a fazer isso. Mas eu o usei tanto que acabou se tornando um tipo de símbolo do rock and roll”.
É isso aí! Agora você sabe que é só um sinal popular, e não um símbolo do mal e coisas do tipo...
David.










Nenhum comentário:
Postar um comentário